O Blog da Prova de Orientação 2008/2009 da Escola Secundária Dr. João Carlos Celestino Gomes.
Produzido e editado para vos dar informação sobre a modalidade e a prova que vai decorrer, no dia 26 de Março de 2009, no Camping da Vagueira.

PROVA DESTINADA A TODOS OS ALUNOS DO 3º CICLO.

Para a corrida...

Fotos Orientação 2008

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Nova informação

A nossa prova de Orientação será realizada no dia 23 de Março e não no dia 26 Março, como estava previsto. Partricipa , Nós contamos com a tua presença !

A Orientação em Portugal

Em portugal a orientação é recente, apesar de nos ultimos anos ser a modalidade desportiva que mais tem crescido. A competição concilia-se com o prazer, num espaço que proporciona o permanente contacto com a natureza.
Em Portugal a orientação é preticada nas seguintes vertentes: Orientação pedreste, Orientação em BTT, Corridas de Aventura e "Trail Orienteering", este ultimo prioritariamente para deficientes motores. As provas de Orientação, como regra geral, são realizadas durante o dia, contudo existem provas de orientacão nocturnas. As pprovas de calendário da feseração são abertas a pessoas de todas as idades. A distância e a dificuldade dos percursos variam em função da idade e do nivel técnico dos participantes e os mapas de orientação são elaborados de acordo com as normas internacionais da modalidade. A Federação Portuguesa de Orientação utiliza nas suas provas o Sistema electronico (utilização de um Chip que permite registar as passagens pelos vários postos / balizas de controlo ).

terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Sistemas utilizados .



Actualmente existem dois tipos de controlo utilizados na Orientação : O Sistema Tradicional de picotagem e o sistema electrónico. No sistema Tradicional, o cartão do atleta, que pode ser de vários formatos, deve conter quadrados numerados para a picotagem nos vários postos / balizas. É picotado manualmente, sendo que cada posto / baliza tem um padrão único e desconhecido para o atleta. O cartão deverá ainda conter espaços para o nome do atleta, o escalão, o percurso, hora de partida e de chegada.
Por sua vez, no Sistema electrónico, o atleta apenas leva consigo um chip que é controlado por meio de códigos marcados no chip quando este é introduzido na estação de controlo. sendo este um meio electrónico, todos os dados que no sistema anterior constavam no cartão, estão também inseridos no chip.
Na Corrida de Orientação da nossa escola é utilizado, desde o ano passado, o Sistema Tradicional de picotagem.